Mais uma vez o problema da comunicação

Andei a noite toda a ferver com este assunto e ainda ponderei se deveria dirigir-me a ele neste espaço ou se deveria ficar calada mas optei por não o fazer ainda mais depois da análise que fiz ontem aos erros de comunicação recorrentes do PPD/PSD.

Este é um tema ao qual sou muito sensível. Não só porque gosto da área da comunicação, em especial a Politica mas porque tenho consciência de que esta é a arma mais poderosa não só para passarmos as nossas ideias mas também para nos fazermos entender.

Então o que é que se passou hoje de tão especial? Por estes dias foi lançada uma Petição, decorrente do escrutínio fiscal de Pedro Passos Coelho, que visava a sua demissão pelo Presidente da República. Em primeiro lugar, devo aproveitar para esclarecer que o que Jorge Sampaio fez com Pedro Santana Lopes para promover José Sócrates não foi um acto de democracia mas um golpe de Estado que é bem diferente e não deve portanto ser tomado como exemplo.

No ano de saída do Programa da Troika e com os resultados tão positivos que a Economia portuguesa tem vindo a alcançar, o Prof. Cavaco Silva demitir Pedro Passos Coelho – sem motivo nenhum – seria não só um acto de absoluta insanidade como nos atiraria novamente para o poço de onde tentamos sair e não mais voltar. Acto tão perigoso quanto este seria António Costa ganhar as Legislativas em Outubro.

Ora essa Petição foi feita e atingiu a marca das 10.000 assinaturas. Um fenómeno que demonstra a força dos movimentos dissidentes e o descontentamento do povo Português. Foi portanto um acto de rebeldia que não merecia qualquer importância. Acho que estamos todos de acordo. Ou não pois qual não é o meu espanto quando me é dada a conhecer uma Petição abonatória do cidadão e Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho.

Ainda mais depois da minha análise de ontem à comunicação do Partido (que não teve milhares mas teve algumas visualizações), hoje deparo-me com aquilo a que chamei de “Guerra das Petições” ou “A minha Petição vale mais que a tua”. Eu não digo que os meus conselhos sejam sábios ou que eu sei mais de comunicação “que o vizinho do lado” mas convenhamos…Onde é que já se viu lançar uma Petição abonatória de carácter do PM depois de ter sido lançada uma que pedia a sua demissão? Chego a pensar que se as Petições não fossem gratuitas, os seus autores seriam mais criteriosos na sua elaboração.

Acredito que o texto da dita tenha sido escrito com muita estima mas se eu pertencesse a outro espectro politico, a minha primeira ideia seria “não há mesmo como limpar esta asneirada. Este texto cheira a culpa por todos os poros..até apelam à humanização e à idoneidade do Senhor.”

Era desnecessário, diria mesmo humilhante e é assustador que alguns não confiem na capacidade do seu Líder para os guiar nesta tormenta que vão ser os meses que antecederão as eleições Legislativas. Eu confio e porque confio e porque sei que neste momento Pedro Passos Coelho é o melhor Politico que Portugal pode ter à frente dos destinos da Nação, em Outubro eu vou votar e até lá vou fazer campanha mas não vou assinar certificados de idoneidade.

Mais uma vez insisto, se não sabem lidar com a situação, por favor afastem-se e deixem trabalhar quem sabe mas deixem-se de histerias e de lutas desnecessárias. Isso não vos dá força, dá é motivos “à outra parte” para se rir à gargalhada sabendo que vos perturbou e não abona – ao contrário do que pensam – a favor da imagem pública de Pedro Passos Coelho.

Se não o sabem assessorar, por favor não o enterrem. Eu preciso dele como Primeiro-Ministro porque eu quero ter uma Pátria por pelo menos mais 100 anos. Portugal precisa dele “como de pão para a boca” e o que parece é que quem tem estas ideias iluminadas e age por conta própria – porque eu nem acredito que ele soubesse nem que tenha concordado – quer ajudar a destruí-lo.

Estejam quietos por favor, para fazer brincadeiras destas temos cá uma excelente Oposição que já faz esse trabalho há muitos anos e aprendeu uma lição que vos custa a encaixar: a melhor forma de comunicação, a que mais une, a mais rápida, a mais eficaz é a de esquerda. Aprendam com eles e vão ver como tudo melhorará rapidamente mas deixem-se destes joguinhos que não servem para nada que não seja ridicularizar Pedro Passos Coelho que precisa de tudo menos disso.

Viva o PPD/PSD!

Viva Portugal!

Deixe uma Resposta

