Estabilidade precisa-se.

Alguns podem encarar estas palavras de Pedro Passos Coelho como uma ameaça ou como pressão para que ganhemos as eleições em Outubro próximo. Eu acho que não.

Embora eu sempre tenha considerado que as agências de rating devessem ter um papel meramente consultivo, no fundo ele é decisivo na avaliação do desempenho das Instituições, Empresas e Estados nos quais actuam. Embora possa servir como pressão para que os Países se mantenham em linha com o combate ao despesismo, eu acho abusivo que este seja um dos critérios a considerar na avaliação da dívida pública dos vários Países.

Considero que ao serem pagos pelas Empresas, pelos Estados e pelas Instituições para avaliarem o seu desempenho, as agências de rating acabam por ser permissivas nos seus resultados e estes acabam por não ser 100% fiáveis.

Seria de esperar que com a mesma rapidez com que nos atiraram para o “Lixo”, algo que muito me envergonhou, as agências nos subissem na escala ao verem a nossa recuperação. No entanto, consigo perceber tanto a posição de Pedro Passos Coelho como a das próprias agências ao serem cautelosos e esperarem pelos resultados eleitorais.

Portugal precisa de se manter no mesmo caminho reformista e o mesmo ímpeto cauteloso no uso de dinheiros públicos e portanto é responsável que se espere para ter a certeza de que esse é o caminho escolhido pelos portugueses na figura do Governo que vier a ser eleito em Outubro.

Eu considero uma vergonha que Portugal tenha atingido este rating e acho que não deve haver um português que não se queira livrar deste rótulo. Muito já foi feito e a prova está nas Reformas que já foram levadas a cabo nos vários sectores e no desempenho excepcional dos empreendedores e empresários portugueses mas é preciso manter o foco e seguir o caminho traçado de forma idónea e porque sabemos que é o melhor para nós e não porque a Troika a isso nos obriga.

Pedro Passos Coelho tem mais uma vez um discurso ponderado e responsável face a uma questão sensível para a economia e para a malha social portuguesa.

Aqui fica o artigo que serve de base a esta análise:

http://www.sol.pt/noticia/128007

Deixe uma Resposta

