Mais uma vez, a ideologia fica na gaveta

O Syriza volta a fazer das suas. Depois de ter sido eleito com um Programa de Governo que não condizia com o estado em que a Grécia se encontrava, de ter andado a trocar correspondência com Bruxelas; de ter tentado pressionar os Países do Sul da Europa na ânsia de junto das suas populações encontrar eco para o seu coro do “não pagamos”, depara-se agora com a mais cruel realidade: ou segue as Reformas que Antonis Samaras acordou com a Troika ou não há dinheiro para ningém.

Depois de ter “gritado aos 7 ventos” que não privatizariam nada, vêem-se agora perante a inevitabilidade de privatizar o Porto de Pireu e até já chegaram a um número – essa operação renderá cerca de 500 milhões.

Já se fala na Grécia em aumentar o IVA e do IRS  e em levar a cabo uma operação de combate à evasão fiscal. No entanto, Alexis Tsipras insiste em “tapar o Sol com a peneira” ao insistir que o conjunto de Reformas (todas de acordo e na grande maioria propostas pela Troika) nada tem a ver com o Memorando assinado por Samaras. Outra das técnicas usadas consiste em chamar “Grupo de Bruxelas” à Troika. Tudo isto para não admitir que a sua ideologia é impraticável em qualquer momento democrático e ainda menos quando um País está sob assistência financeira.

No corolário de noticias sobre a Grécia, surge uma que dá conta de que a esposa de Varoufakis, o querido yuppi de Atenas, não pagou os impostos devidos de uma casa que arrendou e cujo montante agora pode ascender a 50 mil euros.

Tudo bons rapazes e raparigas. Tudo gente consciente e cumpridora. No entanto a dúvida subsiste: será porque é a mulher e não o próprio Varoufakis quem deve que não se pede a demissão imediata deste Senhor ou estará a população grega tão absorta na propaganda que nem se apercebe deste caso? Eu pergunto porque cá andamos 15 dias a ouvir toda a gente a pedir a demissão de Pedro Passos Coelho, que nunca mudou o nome à Troika e apresentou um Programa de Governo realista e reformista, por uma dívida de €5.000 à Segurança Social. Não deveriam os critérios ser os mesmos?

A rectidão e transparência que queremos para nós não deveriamos querer para os gregos? É claro que a resposta é não! Basta lembrarmo-nos do que se passou com a entrevista de Passos Coelho à Asian Review e a reportagem sobre Mariana Mortágua feita pela Bloomberg.

Vamos lá nós entender o conceito de Democracia desta gente. No entanto fica a nota, quem não se sabe gerir e pede ajuda ou cumpre ou entra em falência. Não adianta chamar as ideologias ou pintar os Programas de Governo de outra cor, a linguagem da Economia é bem clara, pedes emprestado, pagas.

Aqui ficam os artigos que me serviram de base a esta análise:.

http://observador.pt/2015/03/29/grecia-planeia-arrecadar-500-milhoes-de-euros-com-a-venda-do-porto-do-pireu/

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2015-03-27-Grecia-conclui-lista-de-reformas-para-obter-financiamento

http://www.noticiasaominuto.com/mundo/368614/mulher-de-varoufakis-arrenda-casa-mas-esquece-se-dos-impostos

http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/grecia2015/2015-03-30-Governo-grego-estara-a-preparar-aumento-do-IVA–e-do-IRS

Anúncios

2 thoughts on “Mais uma vez, a ideologia fica na gaveta

  1. Quanto há mulher do ministro grego das finanças , e a sua fuga aos impostos no valor de 50000 de euros de taxas autárquicas , tem um paralelismo com o nosso devoto grego e autarca de Lisboa , António Costa esquematizou uma fuga da Sisa, do IMi , com direito a alteração do PDM sobre umas pequenas águas furtadas onde habita . Quem se inspirou em quem , os nossos militantes socialistas costumam ser impolutos portanto se aconteceu semelhante falha com o autarca da capital , foi de certeza uma falha da parte das entidades de contribuições e impostos , que em desleixo não o informaram formalmente . Já quanto ao pedido de demissão de Passos Coelho , pela gravíssima falha na declaração de impostos , no valor de 5000 euros , sim a demissão no contexto abrangente é pouco temos que ser ressarcidos , e como ? sei lá mas por exemplo já nestas eleições , no local onde deveria estar a sigla PSD , passaria a constar + PS .

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s