Uma reacção pode ser considerada uma resposta?

Dirijo-me a este tema não porque esperasse, tal como mencionei ontem, que não houvesse resposta mas para comprovar que de facto houve e tão arrogante quanto o esperado.

É pela voz do deputado – que eu ainda não percebi muito bem que qualidade tem para o ser – João Galamba que chega a resposta arrogante à carta ontem enviada pelo PPD/PSD apontando as 29 questões que segundo eles, mereciam um esclarecimento atempado a bem da transparência do processo eleitoral de Setembro/Outubro de 2015.

Galamba começa então por dizer que ” a culpa é da Lei” pois segundo ele, os organismos que a carta do PPD/PSD sugere sejam consultados, apenas têm por missão avaliar matéria produzida em sede de Assembleia da República.

Ok, tecnicamente o senhor deputado tem razão e se a Lei fosse tão tácita nunca as suas interpretações seriam permitidas no sentido lato. Galamba tenta, na minha opinião, desvirtuar o papel responsável e de análise destas Instituições mostrando uma total inobservância pela sua capacidade de avaliação, não da Agenda enquanto base do futuro Programa de Governo do PS mas do impacto das medidas nela previstas tendo em conta os compromissos e as metas definidas para Portugal.

O senhor deputado parece esquecer-se desses factos mas essa é uma prerrogativa socialista senão vejamos: Mário Soares esquece-se dos brancos e sugere que se atirem aos tubarões; A. Guterres esquece-se dos números e afirma que “é só fazer as contas”; Jorge Sampaio esquece-se da legitimidade democrática de um Governo eleito e dissolve o Parlamento levando à queda de Pedro Santana Lopes; J. Sócrates esquece-se que há uma clara diferença entre público e privado e que os dinheiros do primeiro não devem passar,sem mais, para as mãos dos segundos mas esse esqueceu-se de muito mais coisas. Este vai portanto na senda dos seus antecessores, nada de novo portanto.

Galamba vai ainda mais longe quando afirma, na minha visão de forma irónica e arrogante, que a apresentação será feita mas sugerindo ao PPD/PSD que faça o mesmo. Onde anda o Deputado? Demasiado ocupado a twitar os seus comentários na AR que não se apercebeu que o trabalho do Executivo tem sido sistematicamente apreciado por estes organismos e que caso contrário estaríamos falidos a esta altura?

Eu entendo que João Galamba tente passar a mensagem de que só os trabalhos do Governo devam ser escrutinados pelos organismos do Estado mas da mesma forma entendo que o PPD/PSD esteja a tentar mudar o paradigma e pretenda que todas as propostas eleitorais venham a ser apreciadas à priori para evitar erros de difícil resolução à posteriori.

A ser conseguido este feito, é mais uma estrondosa vitória deste Executivo pois só assim passamos de 40 anos de promessas vãs a um futuro realista em que os Partidos percebem e aprendem finalmente que não podem pensar o País a 4 anos e na melhor forma de servirem os seus interesses mas que devem pensar o País – de preferência em conjunto – a pelo menos 20 anos e que devem pôr os interesses nacionais sempre em primeiro plano.

Se a maior lição que este Executivo deixar for a de que ” Devemos servir a Politica e a Causa Pública e não servir-mo-nos delas” então a terceira bancarrota já serviu para alguma coisa e por mais que os pareceres pedidos não sejam vinculativos, pelo menos vão servir para desmistificar as promessas constantes na Agenda e demonstrar que de forma nenhuma elas seriam exequíveis. Eu estou curiosa para ver as respostas e vocês?

Aqui vos deixo a noticia que me serviu de base a esta análise:

http://expresso.sapo.pt/socialistas-vao-responder-a-todas-as-perguntas-da-carta-do-psd-isto-mostra-que-o-ps-ja-e-governo-diz-galamba=f922065

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s