TAP – Interesses nacionais vs interesses particulares

Não era para me dirigir a este assunto e o video que me vai servir de base já me tinha passado pelas mãos mas depois de o abrir não conseguiria deixar de o comentar.

Assisti com toda a atenção e chego a duas conclusões: o crime neste País pratica-se às claras e sem medo nenhum e por outro lado, quanto mais demorar a revisão da CRP mais nós estamos sujeitos a estas chantagens.

O que tem uma coisa a ver com a outra? Lá vem ela outra vez com a CRP..deve ser trauma…Sim, sou traumatizada por ter que obedecer a um documento que não me respeita enquanto cidadã, que preconiza a coexistência de dois mundos distintos e que acicata as diferenças.

Mas o que tem a CRP a ver com a TAP? Tem tudo, digo eu. Lá vem escrito e de forma perfeitamente perceptível que é por ela reconhecida a existência da figura dos sindicatos logo é através dela que eles encontram legalidade para as suas acções de terrorismo e no caso da TAP isso é escandaloso.

Mas por que é que precisamos de uma companhia aérea de bandeira? Precisamos como precisávamos dos ENVC? Ou da Carris ou da CP? Não, não precisamos de quem nos queira roubar legalmente, de empresas que enquanto são públicas só dão despesa e só começam a funcionar quando são privatizadas. Não precisamos que as Empresas Públicas sejam albergues de gente que acumula funções e benefícios decorrentes mas que nada de produtivo faz pelo País.

Ao ouvir esta reportagem que aqui partilho convosco sou assombrada por sentimentos de incredulidade, raiva, espanto entre outros tantos.

Então o Lino da Silva é Comandante da TAP, não é sindicalizado mas nos tempos livres é Paulo Rodrigues, Economista, Engenheiro com um MBA e consultor do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil? Mas alguém me explica isto? Mas alguém me explica como é que uma greve “rende” ao individuo 170 mil euros? Mas alguém me explica como é que são cometidos crimes económicos, como o pagamento de verbas ao dito senhor, directamente do cofre do Sindicato tendo a Secretária que detinha os códigos sido coagida a dá-los? Mas o que é isto?!

E o Primeiro-Ministro, o Ministro da Economia, o Vice-Primeiro-Ministro, o Presidente da República e os colegas não pertencentes aquele sindicato manifestam-se e PEDEM para que a greve seja desconvocada em vez de mandarem prender esse individuo por crime de lesa pátria? Eu sei que insisto muito nesta figura mas é assim que se chama o crime que ele comete.

Como é que a Direcção do Sindicato ainda não o demitiu? Como é que os sindicalizados ainda não pediram a cabeça da Direcção do Sindicato e deste fulano?

Diz-se na peça a dada altura que: ” (…) o consultor se desvincula do sindicato e volta sempre que a Privatização está em cima da mesa”. Mas quem é ele para nos sujeitar e nos fazer reféns da sua vontade?!

Mas a que propósito é que um sindicato que representa apenas alguns dos pilotos da TAP se pode dar ao luxo de nos pressionar e nos tratar como se fossemos marionetas? Seguindo esse raciocínio, se o mesmo sindicato apresenta uma adesão de 70% à greve, isso no fundo traduz-se em quê? 50 pilotos recusaram-se a pagar as quotas para pagar ao assessor e Foram Expulsos do Sindicato?! Como?!!

É claro que estava no programa eleitoral da lista vencedora que iam trabalhar com este senhor mas estava lá escrito que seriam os associados a pagar o seu salário milionário?

Até quando é que a Máfia vai reinar? Até quando é que as pessoas vão ser ignorantes e continuar a desperdiçar o seu direito de voto? Até quando é que vamos ficar reféns deste criminoso? Até quando é que vamos desesperar pela privatização ou pela declaração de falência deste cancro? Se este mesmo senhor afirmou em 2008 que a TAP estava falida, onde vão em 2015 buscar o dinheiro para lhe pagar os honorários milionários?

Tantas perguntas e para já tão poucas respostas..mas a empresa não parou, os pilotos foram responsáveis, mesmo aqueles que inicialmente aderiram à greve a meio voltaram ao trabalho e apesar de se terem gabado que “já tinham feito o País perder 30 milhões de euros” a meio do período de greve, a segunda não foi convocada e a careca desta administração começa a ficar à mostra.

Esperemos que se o PPD/PSD ganhar em Outubro em breve se possam dedicar cabalmente a esta matéria e possamos não chegar a 2017 sem este problema resolvido. A TAP não é uma má empresa, os seus funcionários não são maus funcionários e eu não advogo o despedimento de ninguém mas não podemos andar a manter empresas na esfera pública para elas andarem a sustentar meia-dúzia de criminosos. Já chega! Privatize-se e encarcerem-se os criminosos de uma vez!

Aqui vos deixo o video que me serviu de base: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=825288&tm=6&layout=122&visual=61

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2 thoughts on “TAP – Interesses nacionais vs interesses particulares

  1. Ai Luisa, Luisa…quando se vê as coisas só por um lado….quanto ganha o administrador da TAP? Porque é que a TAP sempre deu prejuízo? Foi má gestão de quem está à frente dela com o ordenado chorudo que tem? Há quantos anos está lá este senhor e ainda não conseguiu pôr a TAP a andar pelos seus próprios pés? Os pilotos estão errados, mas não são só eles os culpados do mau estado da TAP…a culpa tem perna curtam sabes? Quem a quer privatizar comprou esta marosca toda para conseguir atingir os objectivos,,,,vamos a ver se conseguiu…

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    • E não é o que está a fazer? Os pilotos só têm culpa de acreditar no Pai Natal. Mas já agora, quem contratou este administrador? Que Ministro é que assinou o acordo com o Sindicato e com os pilotos daquele sindicato quanto à entrega de entre 10 a 20% de participações na empresa? E então, se assim fosse, se nos pudéssemos dar a esse luxo e se vivêssemos em regime comunista, sim porque num regime de direita ou centro-direita isso não acontece, como ficariam os outros pilotos? Então onde fica a Equidade, a Justiça e todos esses valores? Mas as escolhas dos pilotos aderentes pouco me importam quando sou confrontada com este cenário criminoso que a senhora nem sequer comenta. Acha bem que sejamos chantageados por um “consultor” que ganha milhares, sim milhares, de euros para orquestrar greves que prejudicam os funcionários e o País? Porque é que a TAP só apresenta resultados positivos, como também aconteceu com este administrador, quando a Privatização está em cima da mesa? Ano após ano a conversa é a mesma e as coisas lá se vão mantendo. Eu sei que também lá há muitos interesses instalados mas custa-me que as pessoas só queiram ver um lado e não reconheçam a este Executivo pelo menos o mérito de estar a mudar as regras do jogo. Obrigada por ter participado, sinta-se à-vontade para o fazer sempre que achar pertinente. Bjnhs

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